Celular? É Claro que você vai ter dor de cabeça.

 

Não gosto de falar mal de ninguém, seja de pessoas ou empresas, ainda menos em público. Mas tudo tem limite. Quando aquilo que você suspeitava ser apenas incompetência da empresa torna-se uma desconfiança de má fé, então só indo a público mesmo para, pelo menos, alertar a outros dos perigos que rondam nossos bolsos e paciência.

Sou (era?) usuário da Claro há uns 6 ou 7 anos. O conceito que eu construí sobre essa empresa (meu, pessoal, viva a diversidade de opiniões!) é que essa é uma empresa das entrelinhas, do empurra-empurra, que sempre encontra uma maneira de obter vantagem de clientes em qualquer negociação. Vejamos alguns fatos:

  • Aparece uma mensagem nova no seu celular: "Mais de cinco contatos foram adicionados. Você quer sincronizar?". Você clica ingenuamente em sim (quem diabos quer fizar dessincronizado?) e a armadilha chega na sua conta: "sincronização – R$4,50".
  • A atendente Claro oferece um celular novo com plano mas NÃO INFORMA que você terá uma carência de 1 ano com aquele plano. Ah, Claro, estava no contrato que já veio com o aparelho, desculpe. Mas custa ser transparente? Ou melhor, ético?
  • Será que o plano oferecido pela Claro na mudança de aparelho É MESMO o melhor para o seu perfil? Ou aquele em que mais se consegue extrair do seu bolso?
  • No atendimento telefônico, no meio de uma transação que já levou vários minutos e instruções, é normal a linha simplesmente cair, em especial durante o "vou estar encaminhando o senhor para […]". Respire fundo e comece tudo novamente. Como se tempo não fosse dinheiro.
  • Seja acordado (incomodado!) por SMSs da Claro de manhã cedo no fim de semana, informando sobre os mais variados assuntos, como um desconto especial do show de uma banda que você detesta e está se apresentando em uma cidade próxima.
  • Habitue-se a receber SMSs de spam da Claro esteja onde estiver: no cinema, no meio de reuniões ou apenas quando estiver descansando depois do almoço.
  • O site da Claro faz a maior propaganda dizendo que é possível trocar pontos do Claro Clube (um sistema de fidelidade) por bônus na conta. Mas olha que interessante, dito nas entrelinhas do regulamento: o bônus só é ativado quando você já usou (e pagou por) os minutos a que tem direito do seu plano original. Quem vai mudar de perfil tão repentinamente e temporariamente assim? Se eu tiver um plano de 70  minutos, é porque eu falo em média 70 minutos por mês. De que adianta colocar um bônus para ficar com 170 minutos se mal falo 70? E como se não bastasse: o bônus expira depois de dois meses!
  • Mesmo que você não use NENHUM MINUTO a que tem direito no seu plano pós-pago, vai pagar (e caro) a mais por qualquer ligação feita ou recebida em roaming. Alguns dias com celular em São Paulo já dobraram minha conta.
  • Roaming internacional, nem pensar. Já paguei 40 reais por 2 minutos e meio de ligação no exterior. Que tal colocar um chip de uma operadora do país em que você está, então? Não pode, pois seu celular vem bloqueado, é Claro!
  • Está no exterior com o celular sem funcionar? Nem perca tempo gastando seus créditos do Skype para falar com uma atendente no Brasil. Eles não vão resolver mesmo.
  • A Claro informa que basta trazer o boletim de ocorrência (B. O.) em caso de furto do seu celular para poder comprar outro com desconto. Mas não informa que alguma entrelinha de algum contrato exige que o número de série e a linha do aparelho constem nas observações do B.O. Existe "declaração retificadora de B. O." por aí?
  • É necessário ligar 12 (DOZE!) vezes para o atendimento para conseguir mudar o aparelho de pós para pré-pago.
  • É necessário ficar QUATRO DIAS com o celular sem funcionar quando ele é alterado para pré-pago. Depois você (e não eles) descobre que o celular está sem funcionar pois não haviam feito o cadastro no sistema pré-pago (qual minha obrigação de saber que isso existe?)
  • Se vire para descobrir na entrelinha de algum contrato que a mudança para pré-pago, desde o dia X do mês Y do ano Z, implica em você perder todos os seus pontos do programa de fidelidade Claro Clube.
  • Também não se chateie quando descobrir que a recarga de cartão pré-pago expira! Pagou e não usou, perdeu.
  • Problema técnico no celular? "Teste seu chip em outro celular para confirmarmos onde está o problema, senhor". E se eu estiver sozinho? Sem celular por perto? Ou no Quirguistão?
  • Após quase 20 minutos de interação com o pessoal do atendimento, via celular, para resolver um problema técnico do aparelho, sou informado que o atendimento simplesmente não pode prosseguir porque é necessário fazer uma operação no aparelho que, na verdade, é impossível de ser feita enquanto o mesmo está em ligação.
  • O atendente promete que você vai receber um SMS informando quando a mudança de pós para pré-pago estiver efetuada (pois é Claro que ela essa mudança não acontece na hora, demora quase 5 dias). Mesmo com a mudança efetuada, até hoje estou esperando esse SMS (se fosse de propaganda, tinha chegado logo).
  • Um problema no site da Claro pede para eu ligar para o atendimento telefônico. No atendimento telefônico, eles dizem que eu devo contactar o pessoal do atendimento no site. Mas o pessoal do atendimento no site diz que eu devo ligar para o atendimento telefônico…! Viva o empurra-empurra!
  • Quando você é da turma do pós-pago, chovem ligações de gerente disso/daquilo oferecendo armadilhas, ops, promoções e cartões de crédito. Quando você passa para o pré-pago, pelo menos esse inferno acaba. Quer dizer, se você já passou para o pré-pago mas seu cadastro ainda está como pós-pago por algum erro humano ou bug do sistema deles, uma coisa hilária acontece: você fica recebendo ligações para promoções relativas a seu aparelho pós pago mas ele deixou de ser pós pago faz dias!

Agora, vamos para a gota d’água: imagine que você vai fazer recarga no seu celular pré-pago. Na página de recarga, após colocar informações de cartão de crédito, aparelho, etc., aparecem os possíveis valores para recarga:

Escolho a opção de R$5,00. A coisa já começa errada porque o site não diz se o bônus tem ou não validade também. Se brincar, deve ter metade da validade, escrito em alguma entrelinha.

Quando a compra é efetuada, vem a surpresa: chega um SMS dizendo que estou com um bônus de R$9,00… em TORPEDOS! Quando diabos eu pedi para comprar torpedo? Eu quero é recarregar meu celular!

Aí eu navego novamente por todas as telas da compra, até que eu encontro a seguinte:

Observem a penúltima linha, que fala sobre uma tal de Recarga de Torpedo no valor de R$5,00. OK, existe uma recarga para torpedos que vale R$5,00. Mas e eu com isso? Eu cliquei no link 3 parágrafos acima, que fala da RECARGA apenas, nada mais. E nas opções da RECARGA (apenas, nada mais) não é falado nada sobre a tal recarga de torpedo.

Uma coisa é eles falarem que existe uma recarga de torpedo que custa R$5,00. Outra coisa é dizerem que "toda recarga de R$5,00 implica em uma recarga de torpedo". E isso não está dito em lugar algum (ou, talvez, nas obscuridades de mais algum contrato do além).

Qual o motivo disso? A venda da promoção da recarga de torpedo está baixa então eles camuflam a mesma no site de recarga "genérica"? Ou foi apenas incompetência mesmo de quem fez o site? E como pode isso não passar por um processo de revisão, de validação, de solicitar a opinião de um usuário/cliente que seja? (que, por acaso, PAGA pelos serviços da empresa)

É mais fácil o contrário: eles sabem que o usuário em busca instruções de recarga clica no link de recarga logo que encontra o mesmo (imagem acima), sendo presa fácil para a armadilha montada.

O pior de tudo é o atendimento da empresa não ser capacitado para entender que essa crítica poderia, no mínimo, ser útil para fazer uma simples mudança do site e não chatear mais usuários. Infelizmente, eles estão mais preocupados em defender com unhas, dentes e ironia os R$9,00 que acabaram de extrair de um usuário desavisado.

Triste tudo isso, ver o jeito como está a qualidade de um serviço tão essencial ao crescimento de um país como são as telecomunicações.

Se você continuou lendo até aqui e tem histórias similares com essa empresa, peço que relate nos comentários abaixo, ou peça para amigos relatarem. Pelo menos saberei que não sou o único.

[]s
— AFurtado

This entry was posted in Indignation. Bookmark the permalink.

14 Responses to Celular? É Claro que você vai ter dor de cabeça.

  1. Rodrigo says:

    Caramba!Que revolta. Sinceramente, acho que a CLARO deveria ler esse super post seu.

  2. Daniel says:

    A bronca é que não é só a Claro que faz esses tipos de coisa. Estou na Oi há algum tempo e sempre aparece algum tipo de mutreta dessa pra roubar dinheiro… É incrível…. Sem contar a qualidade do serviço das próprias ligações que é péssima….
     
    Também já vi muita gente reclamando a Tim. Ou seja, como vc falou, um serviço tão importante para o país é tratado apenas para enriquecer os cofres por aí….
     
    Viva o Skype!!! 

  3. Caio says:

    É André… Cada vez o sistema de telecomunicações está pior no país, seja com telefonia fixa, móvel ou internet.Já passei por poucas e boas com essas operadoras, principalmente quando empurram um serviço para você sem solicitar o conscentimento, como os famosos SPAM que eles mandam, para cancelar isso tive que entrar na justiça contra eles para se darem conta que estavam atrapalhando… Só consegui isso atrapalhando eles também.Entendo perfeitamente essa revolta e já tive que recorrer à sites de reclamação para conseguir alguma coisa. E digo mais, enquanto o brasileiro continuar aceitando essas barbaridades, eles vao continuar com esse joguinho. Por isso que acho certo quando um motorista processa (e ganha) uma empresa pois comprou um carro com "piloto-automático" e bateu o mesmo pensando que ele dirigia sozinho, pois nao vinha explicitado no manual o que o danado do "piloto-automático" fazia. É isso. Muito bom o texto André! Parabéns.[]\’s        Caio Ferraz

  4. Leonardo says:

    pois eh… eu tb odeio a claro… pra mim venderam um celular que vinha com um plano que tinha taxa de deslocamento grátis… eu passei 3 semanas em sp (ano passado eu morei la 4 meses) e me cobraram 97 reais de taxa de deslocamento… aí eu transferi minha linha pra sp e continuaram me mandando a conta da linha do rs… e me colocaram no SERASA pq eu não queria pagar a conta da linha que não existia mais!!!!pra completar, um ano depois de eu cancelar me ligam pra oferecer a porcaria do cartão de crédito da claro!!!!

  5. A_Flama says:

    Essas empresas sao todas uma safadeza s\’o!
    Lembra do meu "caso"  com a TIM?? Vai fazer 3 anos que tou com um processo q nao acaba!!!!
    Lutar por seus direitos leva tempo e burocracia – UFFF!!!
    Boa sorte! :* 

  6. Rafael says:

    Isso eu acho que é padrão nas empresas do homem mais rico do mundo (Slim, dono da Claro, Net e Embratel). Pior do que a Claro é  a Net. Nunca me incomodei tanto com uma empresa. Foram uns 20 telefonemas para desisntalar um pacote que o vendedor me garantira poder desistir quando eu quisesse. Toda vez que ligava no call center, me davam uma resposta diferente. Tenho um pé atrás com toda empresa que visa a uma expansão rápida sem pensar no seu cliente.

  7. Alexnaldo says:

    André, TODAS as operadoras fazem a MESMA coisa ! Isso é a prática da impunidade no Brasil. Se você abrir um processo contra uma dessas empresas irá desistir de tanto esperar.
    Minha esposa trabalhou alguns meses em uma dessas empresas e se eu lhe contar o que eles repassam aos atendentes você não acreditaria. 
    Já passei por situação parecida com a DirecTV, hoje Sky.
    Hoje, quando ligo para esses canalhas, gravo tudo dito por eles e ainda mando repetir e ao final pergunto : "Você disse todas as cláusulas do contrato?".
     

  8. marcello says:

    AndréEu conheço uma funcionária da Claro. Se vc quiser posso encaminhar esse post para ela (sem compromisso) ok?Abçs

  9. João says:

    Sinceramente André estou em uma das melhores fases da minha vida pois meu celular quebro e não tenho a minima vontade de consertar, exatamente para não ter raiva "pois empresa não perde so ganha".;DMas super chato a situação!

  10. Dennes says:

     
    TIM : Minha mãe negociou um pagamento em atraso. Há 2 anos espera os boletos para pagar a conta
    Vivo : Dei aula para um DBA que afirmou que ao começar a trabalhar na Vivo e ver como era, imediatamente cancelou seu celular
    Oi : Depois de muitos problemas, resolvi esperar o contrato acabar e mudar. Perguntei a data, os operadores disseram "3 de janeiro". Após 3 de Janeiro liguei para cancelar (depois de ter feito outro contrato) mas disseram que o contrato valia até setembro. Perguntei sobre a informação anterior que tinha recebido e a resposta foi : "Nós não nos responsabilizamos pelas informações passadas por nossos operadores"
    Claro : Aqui no Rio, até agora, a menos pior. Até porque não fiz nada muito fora de um script básico pós-pago. Só dois problemas : nunca consigo deixar a conta no mínimo, que já é alto, e a própria claro não consegue resolver problemas para que meu notebook se conecte na rede GSM via celular.
     
    Nesta situação, ficamos sem alternativas…
     
    []\’s

  11. Thiago says:

        André primeiramente parabens pela atitude, só divulgando e fazendo barulho conseguimos relatar nossa indignação e desacordo perante estas empresas que visam apenas os fins lucrativos sem qualidade alguma de serviço, onde apenas invertem no setor de marketing e divulgação para ludibriar os clientes, mas enfim recentemente passei por esta mesma situação, alterei meu plano de pos para pre e o que tive? Muita dor de cabeça, porém com meios alternativos consegui resolver meus problemas, uma vez que sempre quando entrava em contato com o atendimento eram fornecidas informações diferentes fui ate uma loja da claro e pedi para que o proprio funcionario entrasse em contato com o atendimento Claro, era ate mesmo comico ver na expressão do funcionario o conflito de informações que existia, no final a dor de cabeça acabou ficando para os proprios funcionarios que enfim deram uma solução no problema, apenas direcionei o problema para a prorpia empresa e fiquei na supervisão do que era feito! Perdi um pouco de tempo é verdade, porém pelo menos não esquentei a cabeça!!! =]

  12. FERREIRA says:

    RECLAMAÇÃOBloqueio LesadoComprei na empresa denominada BCP S/A, revendedora CLARO,Av. Carioca 353- loja 104 Shoping Praia da Costa, 01 AP GSM MOTOROLA V3 P12876 SN (RAZR v3 -GSM).Recebi o aparelho com a operadora CLARO funcionando,porem bloqueado para as demais operadoras,isto não me foi informado no ato da compra,fui descobrir dias depois ao colocar um chip de outra operadora no mesmo; e que tinha assinado um contrato ao pagar no caixa pelo produto.Voltei a loja e pedi que desbloqueassem meu aparelho, ao que me foi negado,com o argumento que eu tinha um contrato assinado.ASSIM SENDO,FICA MINHA PALAVRA CONTRA A DA EMPRESA(Estou me sentindo lesado.)(Leia-se Art.81 §1º )REGULAMENTO DO SERVIÇO MÓVEL E PESSOAL-SMTP.A lei imposta por uma empresa(CLARO),é superior a uma lei federal,(ANATEL?)ASSIM SENDO SOLICITO QUE SEJA DESBLOQUEADO O APARELHO ACIMADESCRITO BASEADO NO Art.81 §2º ,no que diz:(É vedada a cobrança de qualquer valor quando do desbloqueio de Estação Móvel).Ou que me seja devolvida a importância que paguei.Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.(…)§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:IV – prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços;”Aldemar FerreiraVila Velha,04 de Março de 2009. RESPOSTA Em atenção a esta notificação, informamos que, conforme análise em nossos sistemas, em 20/03/2009, o departamento responsável por notificações recebidas através da assessoria de imprensa contatou o usuário prestando os devidos esclarecimentos referente ao desbloqueio do aparelho. Esclarecemos que a aquisição do aparelho foi feita com base no plano pré-pago, desta forma informamos que, os aparelhos do plano pré-pago são vendidos a preços promocionais condicionados ao período de permanência mínima de 12 (doze) meses, o desbloqueio poderá ser solicitado antes do período mencionado mediante o pagamento da multa proporcional aos meses faltantes. Conforme previsto no caput do artigo 40 da Resolução, a Prestadora de Serviço Móvel Pessoal poderá oferecer benefícios aos seus Usuários e, em contrapartida, exigir que os mesmos permaneçam vinculados à prestadora por um prazo mínimo. Faz-se destacar, que o recebimento de um benefício comercial pelo Usuário é opção exclusiva do próprio, assegurando assim seu direito de escolha, haja vista que a Claro oferece, também, a possibilidade deste adquirir aparelhos celulares desbloqueados sem qualquer incidência de benefício comercial. Nestas condições, a operação poderá ser realizada em qualquer loja própria ou agente autorizado, em até 48 horas. É necessário apresentar RG, CPF, nota fiscal do aparelho e o contrato, diante das informações o usuário optou por fazer a devolução do produto na loja onde foi adquirido. Continuamos à sua disposição junto a Central de Atendimento pelo telefone 1052 ou pelo Fale Conosco no site: http://www.claro.com.br. (200953480260)

  13. FERREIRA says:

    VOCE TEM UM CELULAR CLARO? ELE É SEU, EXIJA O DESBLOQUEIO.CGE : Decisão judicial: PGE obtém medida liminar em favor dos consumidores sergipanosem 10/09/2008Por ASNA Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe obteve liminar contra a Operadora de Telefonia Celular CLARO, para que a mesma proceda ao desbloqueio imediato, e de forma gratuita, de todos os aparelhos contratados e a serem contratados pelos consumidores, bem como suspendendo os efeitos das cláusulas de adesão, para planos de Serviços Pré-Pagos (Smp) que estabeleçam, no mesmo instrumento, as condições dos benefícios comerciais – descontos para aquisição de aparelhos.A decisão é do Juiz da 19ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, José dos Anjos, ao conceder tutela antecipada em Ação Civil Pública (Processo nº 200811901061) proposta pela Procuradoria-Geral do Estado, em defesa dos consumidores sergipanos. Segundo o Procurador do Estado Humberto Alexandre Foltran Fernandes, que subscreveu a petição inicial da ação, a Procuradoria-Geral, através da Procuradoria Especial do Contencioso Cível, ingressou com uma Ação Civil Pública junto à 19ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, contra a empresa AMERICEL S/A – CLARO, que, insistentemente, vinha celebrando contratos com os consumidores sergipanos, em desacordo com o artigo 40 da Resolução 477/2007 e artigos 6º, incisos II e IV, e 46 do Código do Consumidor.De acordo, ainda, com a decisão do Juiz José dos Anjos, acatando os argumentos do Estado de Sergipe, em defesa dos consumidores sergipanos, a empresa Claro concede o seu Plano de benefícios no mesmo Instrumento de adesão para o Plano de Serviços, o que é vedado pelo art. 40 da Resolução nº 477/2007, da ANATEL, ferindo, também, o art. 46 do Código de Defesa do Consumidor, uma vez que o prazo do benefício, o preço e a forma de pagamento encontram-se redigidos de forma ilegível. Na decisão, o Magistrado entendeu, também, como ilegal o bloqueio, pelo prazo de 12 (doze) meses, dos aparelhos adquiridos junto a operadora Claro, ainda que haja o oferecimento de vantagens ao consumidor, procedimento que fere, de igual forma, a Resolução 477/2007 da ANATEL. Em caso de descumprimento, a empresa deverá pagar multa diária no valor de 10 mil reais, a partir do segundo dia da notificação da medida liminar.Veja a decisão na íntegraDecisãoArtigo anterior – Próximo artigo Rua Vila Cristina, 1051 Bairro: 13 de Julho Aracaju-SE CEP: 49020-150 Fone: (79)3179-4989 Fax: (79)3179-4999Desenvolvido pela EMGETIS com Software Livre – Xoops Oi ganha processos de desbloqueio contra a ClaroEnviado por e-Thesis11-Sep-2008O Estado de Sergipe ingressou ação civil pública exigindo que a Claro desbloqueie gratuitamente e de forma irrestrita osaparelhos de seus clientes. A decisão expedida em 29 de agosto pela Justiça de Sergipe exige o desbloqueio de todos osaparelhos comercializados pela operadora e também os que já foram vendidos, sob multa diária de R$ 10 mil. Adecisão do juiz José dos Anjos, da 19a Vara Cível de Aracaju (SE) teve como base os artigos 40 e 81 do NovoRegulamento de Telefonia Móvel da Anatel, que estabelece o desbloqueio gratuito de aparelhos. Para a Justiça, nestecaso, o fato de uma empresa conceder descontos em aparelhos mediante a fidelização por meio de um contrato de serviçonão significa poder bloquear um aparelho móvel. Em sua decisão o juiz adverte: "Entendo – corroborado com a vedação do§2º, do art.81 da Resolução nº477/07 – que a partir do momento que o consumidor adquire o aparelho móvel, mesmo comdesconto, detém a propriedade do mesmo, podendo dele dispor da maneira que melhor lhe convém, inclusiveutilizando-o para colocar um chip de outra operadora. Um particular não pode limitar a propriedade alheia, prerrogativainerente ao Estado quando necessário ao interesse coletivo." Na semana anterior, a empresa mexicana já haviasofrido derrota na Justiça de São Paulo em mais uma investida contra o desbloqueio gratuito de aparelhos, desta vezcontra a Oi. O pedido foi negado pela 23ª vara Cível de São Paulo no dia 3 de setembro, garantindo a continuidade dasações. A decisão, proferida pelo juiz Gustavo Santini Teodoro, ressalta que "os riscos que a autora (Claro) vê à sua imagemperante os consumidores podem ser facilmente superados…a respeito dos direitos e obrigações do plano no qual constecláusula de fidelização". A Oi, que há três semanas realiza o desbloqueio gratuito de aparelhos de qualquer usuário doserviço de telefonia móvel em algumas Lojas Oi na Região 1 e em 20 quiosques e 20 vans no Estado de São Paulo, járegistra mais de 35 mil desbloqueios apenas em SP. A Oi já realiza o desbloqueio gratuito e irrestrito de sua base declientes desde maio de 2007.As decisões concedidas pela justiça a favor do direito do consumidor ao desbloqueio gratuitode aparelhos e informações sobre os locais e modelos que podem ser desbloqueados podem

  14. welma says:

    concordo estou passando por uma dessas situações com essa empresa vou entrar na justiça chega, vou fazer isso se eles não resolver minha questão, fiz uma recarga de 11.00 reais dia 30/04/02012 pela internet, para desejar a minha irmã feliz aniversario, fui fazer a ligação falou que meu saldo era insuficiente, liguei imediatamente na operadora, eles me disseram que eu havia comprado créditos para sms, pedi a eles que revertesse para creditos de celular eles disseram que não podiam, e os direitos do consumidor onde esta?

Leave a comment